quinta-feira, 7 de setembro de 2006

uma história...

Um dia, uma jovem foi ter com São Filipe Néri para se confessar. Ele já conhecia muito bem uma das suas falhas: não que ela fosse má, mas costumava falar dos vizinhos, inventando histórias sobre eles. Essas histórias passavam de boca em boca e acabavam por ser deturpadas.

São Filipe disse-lhe:

– Minha filha, ao dizer mal dos outros, está a agir mal. Como penitência, deverá ir ao mercado comprar uma galinha, e depois voltar para aqui. Pelo caminho, vá depenando a galinha, e deixe cair as penas para o chão ao longo do caminho. Quando cá chegar, venha novamente falar comigo.

Ela pensou para si que era uma penitência estranha, mas cumpriu-a. Foi ao mercado comprar a galinha e fez o caminho de volta para a igreja arrancando-lhe as penas, tal como o padre dissera. Quando chegou, foi falar com São Filipe.

– Minha filha – disse o Santo –, a primeira parte da penitência está cumprida. Agora falta o resto.

– Sim, o que é, padre?

– Volte pelo mesmo caminho e apanhe todas as penas que deixou cair.

– Mas, padre, é impossível! A esta hora, o vento já as espalhou por todas as direções. Posso até apanhar algumas, mas não todas!

– É verdade, minha filha. E não é isso mesmo que acontece quando fala das outras pessoas? Não é verdade que as histórias que vai inventando por aí se vão espalhando de boca em boca sem que as possa controlar? Será que conseguia falar com todas as pessoas que as ouviram e fazer com que se esquecessem delas?

– Não, padre.

– Então, minha filha, quando sentir vontade de dizer coisas indelicadas sobre os seus vizinhos, não diga nada. Não espalhe essas penas, pequenas e maldosas, pelo seu caminho.

Sem comentários: