quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

a palavra "chateado"

Tempos passaram em que a uma professora de português me entregou um teste onde estava vigorosamente marcado a esferográfica vermelha: "'chateado' não é português! em alternativa usa-se 'aborrecido'" (ou qualquer coisa semelhante, que já passaram alguns anos). E eis que, numa das minhas insónias me deparo com o seguinte texto:

"Ao fundo do corredor o Costa voltou-se para trás e perguntou, Despediram-no, Não, não despediram, Ainda bem, se o tivessem despedido eu ficaria mais chateado do que estou agora, afinal o Costa é um grande homem, e sóbrio nas suas declarações, não disse triste nem amargurado para não parecer solene, disse chateado, que é palavra chula segundo os dicionários, mas sem rival, ainda que o neguem os puristas. O Costa, definitivamente, está chateado, nenhuma outra palavra exprimiria melhor o seu estado de espírito, nem afinal o de Raimundo Silva que, tendo-se perguntado pela milionésima vez, Como é que me sinto, pôde responder, também definitivamente, Estou chateado."

in História do Cerco de Lisboa, José Saramago

Agora a minha pergunta é: se um escritor que ganhou um Nobel da Literatura usa a palavra "chateado", porque é que não a podem usar também os alunos?

Sem comentários: