segunda-feira, 22 de maio de 2006

insónia

É tarde. Deito-me. Apago a luz e fico a olhar para a estrelinha que tenho à cabeceira. Chamo o sono. Ele não vem... Dou voltas na cama, falo com o travesseiro, conto-lhe como foi o meu dia, oiço os conselhos que ele me dá. A música de fundo toca. E eu ainda de olho bem aberto. Acendo a luz novamente e pego num livro. Às vezes resulta e o sono vem pouco depois. Que desespero. Por fim, o cansaço vence. Adormeço. Mas eis que os vizinhos de cima decidiram começar a andar de um lado para o outro da casa. Calma! Eles vão parar... Novamente silêncio, mas despertei outra vez. Mais uma conversa com o travesseiro. Oiço as histórias do antigamente: rato do campo e rato da cidade, a do "se a corda não parte ou o nó não desata, vou parar a casa do dono da vaca." Esgotaram-se as histórias. Agora é a minha vez de inventar, de pensar no que vou fazer no dia seguinte, de ter ideiais novas. Tudo menos dormir. Oiço mais um bocadinho de música, e por fim, lá adormeço... sonho... desperto novamente... adormeço... É uma noite como as outras, impossível de ter um sono seguido. Depois, quando parece que finalmente consigo dormir como deve ser... plim! o despertador toca. Hora de levantar e de enfrentar mais um dia ;)

Sem comentários: